Cuidados pré operatórios:
- Levar artigos de higiene pessoal.
- Levar todos os exames ao hospital no dia da cirurgia.
- Jejum de 8 horas antes da cirurgia para sólidos e líquidos.
- Tomar banho antes de ir ao hospital.
- Preferencialmente chegar ao hospital com 1,5 horas de antecedência.
- Não tomar medicamentos que contenham ácido acetil salicílico ( por exemplo: AAS, Aspirina, Bufferin ou Melhoral ), ginkgo biloba ou anticoagulantes por uma semana antes da cirurgia.
- Não estar grávida e não engravidar até liberação médica.
- Informar a equipe médica sobre alergias, medicações em uso e doenças associadas.
- Seguir orientações específicas do seu médico assistente para doenças associadas como diabete, pressão alta, epilepsia, cardiopatia, coagulopatia, vasculopatia …
Cuidados pós operatórios:
Consulta
- Consulta de retorno após a cirurgia para cuidados específicos e com outros especialistas conforme recomendação na alta hospitalar.
Atividades físicas
- Não realizar esforço físico por 15 a 30 dias. Deve-se evitar atividades como carregar peso, ginástica, correr ou atividades domésticas onde haja utilização de força. Este cuidado visa diminuir o aparecimento de inchaço e possível sangramento no leito cirúrgico. Isto não quer dizer que haja necessidade de repouso no leito. É permitir andar, subir escadas, desde que com moderação.
Curativos
- Manter a ferida operatória limpa e seca. A incisão fica coberta por um curativo usando gaze e micropore ou apenas micropore. Este curativo tem uma tripla função: proteger a incisão de bactérias e sujeiras, servir como pontos falsos auxiliando no resultado estético da cicatriz e proteger do Sol (marca a cicatriz). Trocar o curativo sempre que sujar ou molhar. Os pontos normalmente são retirados 7 a 15 após a cirurgia.
- Proteger a ferida operatória da luz, principalmente do Sol por pelo menos 4 meses. Pode ser usado protetor solar FPS> 30 após retirados os curativos.
Dieta
- Não há restrições alimentares específicas para a maioria das cirurgias cervicais (tireóide, parótida, linfonodos…) . O paciente pode sentir um pouco de dor ao engolir no dia da operação, recomendando-se uma dieta leve. No dia seguinte , este incômodo é bem menor e normalmente está liberada uma dieta geral, respeitando-se as restrições de antes da cirurgia, como dieta para diabéticos e hipertensos.
- Pacientes que foram submetidos a cirurgias da cavidade oral, faringe, laringe ou esôfago devem seguir orientações específicas para dieta.
Emergências
- Leve inchaço, principalmente acima da cicatriz, é normal. Sensação leve ou moderada de tensão e fixação cervical é normal devido período fibrótico da cicatrização interna.
- Uma situação que requer avaliação urgente é o hematoma cervical, que se apresenta com um aumento súbito de volume do pescoço progredindo para sensação de aperto. Inicia normalmente após realização de esforço físico.
- Em caso de emergência dirigir-se à emergência do HMV ou CIEM ( ou a mais próxima da residência para quem mora longe) levando a nota de alta hospitalar.
A melhor opção para resolver dúvidas é a consulta pessoal. Em caso de necessidade podem ser realizadas ligações para os telefones fixos. Estou disponível nos seguintes locais:
- Santa Casa ( 3214.8000 ) – terça-feiras: 07:20 às 09:00
- Hospital Moinhos de Vento (3314,3434) terça-feiras: 14:00 as 16:00, quarta-feiras: 14:00 às 16:00, quinta-feiras: 16:00 às 20:00 e sexta-feira: 14:00 às 16:00.
Nos demais horários as secretárias anotam os recados pois estou em bloco cirúrgico ou visitando pacientes internados.
De modo a manter a máxima concentração no paciente em tratamento, o celular poderá ser desligado durante algumas cirurgias ou consultas, sendo religado em seguida.
Desejo um ótimo período pós operatório e as bênçãos do bom Deus
Dr. Daniel Sperb – CREMERS 23988