Tumores na região da cabeça e pescoço:
- Os órgãos situados na cabeça e no pescoço podem ser sede de diversos tipos de tumores. Nesta região se situam a tireóide, glândulas salivares, boca, faringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, linfonodos entre outros.
- Tumores de pele nesta região necessitam tratamento específico de modo a obter bom resultado estético e oncológico.
Como os tumores desta região se manifestam?
- Os tumores se manifestam como nódulos no pescoço ou na face, feridas na boca ou na pele, rouquidão, obstrução ou sangramento nasal…
- Alguns tumores na tireóide são achados ocasionalmente com ecografias.
- Tumores em fase inicial não causam dor, por isso o sintoma de dor não deve ser aguardado para se procurar um médico.
Como fazer o diagnóstico?
- Qualquer ferida, nódulo ou rouquidão que não cure em até 15 dias deve ser avaliado por um médico.
Quais os principais tratamentos?
- Os tratamentos de tumores da região da cabeça e pescoço incluem medicamentos, cirurgia, radioterapia, quimioterapia, iodo radioativo.
- Algumas vezes, na suspeita de lesões benignas, faz-se apenas a observação da lesão periodicamente.
Quem eu devo procurar?
- O médico especialista nos tumores desta região é o cirurgião de cabeça e pescoço.
- O seu médico de confiança também pode ser consultado, pois em caso de necessidade ele irá encaminhá-lo para um especialista conforme a necessidade: endocrinologista, otorrinolaringologista, oncologista, dermatologista ou o próprio cirurgião de cabeça e pescoço.
Quais os fatores de risco?
- Cigarro e bebida alcoólica são os principais fatores de risco dos tumores do trato aéreo-digestivo: boca, língua, faringe, laringe, esôfago…
- Exposição excessiva ao Sol é fator de risco para os tumores de pele e lábio.
Disponível para locação ou compra, a Sudeste Soluções é capaz de oferecer um serviço pós-venda exemplar com entrega de aluguel de impressoras rápida, instalação e treinamento de impressoras aluguel de impressoras além de suporte técnico, monitoramento proativo e manutenção de aluguel de impressoras, nosso objetivo é superar suas expectativas!
Prevenção- Como realizar?
- Uso de chapéu e protetor solar de pele e labial.
- Não fumar ou beber em excesso.
- Realizar boa higiene da boca e dos dentes.
Após o tratamento como fazer o acompanhamento?
- Para cada tipo de tumor é feito um acompanhamento diferente: o endocrinologista acompanhará os pacientes com tumores na tireóide, o dermatologista faz o acompanhamento para pacientes com tumores de pele ou lábio, o otorrinolaringologista faz o acompanhamento para pacientes com tumores de laringe, faringe ou boca, o oncologista faz o acompanhamento em diversos tipos de tumores malignos . Em todos os casos o cirurgião de cabeça e pescoço faz o acompanhamento em conjunto quando necessário.